A Elite por Kiera Cass

Título: A Elite
Autor(a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
ISBN: 978-85-65765-12-1
Páginas: 351
Preço: R$ 29,90

AVISO: Se você não leu A Seleção (nesse caso, não sei o que está esperando), aconselho a não ler esta resenha, pois pode conter spoilers. Para ler a resenha de A Seleção, basta clicar aqui.

A Seleção começou com 35 garotas. Agora, restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para portegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto.
America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está Às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer - e ela está prestes a perder sua chance de escolher.
Finalmente eu li A Elite... E devo dizer que faltou pouco, muitíssimo pouco para eu não pegar esse pescocinho fino da America e torce-lo até ouvir o som do osso partindo. É, ela me irritou a esse ponto.

Para quem leu a minha resenha de A Seleção, sabe o quanto fiquei encantada com a história e com America, já que no primeiro livro ela mostra-se como uma personagem que não leva desaforos para casa, diz o que pensa sem medo, e tem uma opinião formada sobre tudo. Eu realmente achei que ela fosse fugir daquelas personagens femininas que sempre tem algum problema de auto-estima ou daquele tipo que fica divida entre dois rapazes e age de uma maneira estúpida com o que não merece (ok, talvez esse comentário tenha uma forte influência ao meu amor pelo Maxon, mas deu para pegar a ideia não é?) e isso me irritou profundamente.

Logo no início do livro temos um ataque dos rebeldes e isso me fez pensar que este livro seria bem mais agitado que seu antecessor, e eu não estava errada.

Sabe aquele livro que você pega e a cada virada de página você perde o fôlego e não consegue parar? E então quando você termina um capítulo (isso se você for como eu que não consegue parar enquanto não termina um capítulo, ok, ok, às vezes eu não consigo parar antes de terminar o livro) você diz: "Tudo bem, este é o último." Mas, nunca é!

E eu li esse livro em um dia sentada na estação de metrô de São Cristóvão. Terminei minha prova, peguei minhas coisas, comprei meu bilhete, desci até a plataforma, sentei em um bando e disse para mim mesma que ficaria lendo até o metrô chegar. O que realmente aconteceu foi que só peguei o metrô quando terminei o livro... Ou seja, uma hora depois. Espero do fundo do meu coração que minha chefe não leia isso.

O problema, veja bem, é que quando os ataques dos rebeldes começaram neste segundo livro, eles vieram acompanhados daquela boa dose de distopia. Conhecemos um pouco mais a história do Estado Americano da China, descobrimos todo um outro lado de alguns personagens e nos surpreendemos com eles.

Uma cena que me chamou muitíssimo a atenção nesse livro, foi uma na qual vemos uma punição que acontecia muito durante a Idade Média e isso me fez pensar o quanto os EUA regressou em relação ao governo, já que nesse livro temos uma clara visão de um governo parecido com o governo que existia durante a Idade Média. E isso me fez ficar mais grudada ainda no livro.

Vários acontecimentos (os quais estou lutando contra todas as minhas forças para não deixar escapar!) fazem America questionar a honra e o caráter do príncipe o que o afasta dela e o faz se aproximar de outra pessoa.

Os pensamentos conflitantes e os súbitos surtos da America me fizeram odiar ela de uma forma saudável (se é que isso existe!), era um ódio que depois se transformava em compreensão e aí eu pensava "ah, ela tem razão".

Eu sei que vocês devem estar se perguntando: Poxa se você gostou tanto do livro, porque quatro estrelas?
Simples.
Nunca vi um triângulo amoroso mais chato que esse. Aspen, Maxon e America conseguiram, os três, me irritar. Aspen nunca teve minha simpatia e digamos que nesse livro ele me fez ter nojo dele. America, preciso dizer ainda o quanto ela me irritou? E quanto ao meu querido Maxon, bom devo dizer que ele está de castigo. Na minha opinião, em vários momentos ele agiu como um rapaz mimado, em outras, entretanto, ele me fez admirá-lo.

Apenas por esse triângulo que não me convenceu muito, foi que tirei uma estrela do livro. Mas não se engane se acha que o livro fica ruim por termos três crianças jovens irritantes, as cenas de ação, os mistérios, algumas revelações e um novo, e inesperado, casal prende nossa atenção de uma forma que o faz ficar sentado em uma estação de metrô lendo durante duas horas. Acredite, eu sei.

O que me deixou um pouco decepcionada, foi ter um "fim" um tanto quanto calmo comparado a toda a emoção e os quase ataques cardíacos que o livro me provocou, mas até entendo é justo considerando que você quase morre durante o livro.

Para finalizar, como não comentar a capa?

Lembram-se que em A Seleção eu fiz uma pequena avaliação da capa do livro referindo-me a America e sua posição quanto a Seleção certo?

Em A Elite, nós temos uma America que não se esconde mais, que agora quer ocupar seu lugar e mostrar para todos que ela tem uma opinião, um objetivo (embora às vezes ela não saiba qual é) e por isso ela mostra o rosto, mas se repararmos bem na capa, ela ainda não está completamente confiante de si mesma.

O corpo meio virado mostra que ela ainda tem medo, indecisão, receio de enfrentar tudo e, enfim, realmente mostrar quem é. O rosto que também não está completamente exposto, pois vemos mais o lado direito da face dela,  traz para gente a garota que a America foi durante todo o livro: Ao mesmo tempo que ela diz o que pensa e o que quer, ela trava, fica na dúvida e em algumas vezes se esconde novamente.

Tenho um palpite de que a próxima capa ela estará completamente de frente. Será que eu acerto?

13 comentários

  1. Oi!!!
    Essa é minha primeira visitinha ao blog. Bem, eu ainda não li nem A Seleção, mas não foi por falta de vontade. Na verdade ainda não tive como comprá-lo porque o preço ainda tá salgado. To esperando uma promo no Sub pra poder adquirir os dois de uma vez. Só leio críticas positivas a respeito, então preciso urgentemente adquiri-los logo.
    Gostei muito do blog e já estou seguindo o blog para acompanhar suas atualizações. Também tenho um blog e se puder passa por lá. Tem várias promos legais acontecendo.
    Te desejo muito sucesso com o blog.
    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já tenho A Seleção e A Elite, mas não li nenhum dos dois por. conta do lançamento do próximo, ainda está muito longe.
    Gostei da tua resenha e achei legal a citação em relação ao triângulo amoroso, eu odeio isso. Poxa, será que sempre vai haver isso? Enfim...


    Clicando Livroa

    ResponderExcluir
  3. ~ fechando os olhinhos ~
    Ainda não li A Seleção, não posso pegar nenhum spoiler. uashuahuashuash
    O livro tá aqui, mas cadê tempo? ):
    Comentário nada produtivo. ahasuasuashasuh
    Beijoos. :3

    Livrinhos & Eu

    ResponderExcluir
  4. Oiiiii...
    Não li os livros mas li a resenha toda, ahhhhh não to lingando! Hahahah
    Adorei a tua visão da capa! Nem tinha reparado nisso!! BRILHANTE!

    beijos gata,
    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha. Comprei esse livro já há algum tempo, mas não tive tempo pra ler rs.
    Adoro as capas dessa trilogia, são lindas.
    Realmente se olharmos com atenção a capa diz realmente o que a America se tornou depois de todo esse processo de mudança em sua vida.
    Espero que a cor da capa seja branca, vai ser muito perfeito.
    Evento Literário #03 - 2ª Turnê Intrínseca.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha Ro parabéns.

    Também fiquei com muita raiva da America e fiquei de cra com umas coisas que Maxon faz, mesma assim continuo amando ele kkkkkkkkkkkkkk.

    Realmente o livro é de tirar o folego e não tem como parar de ler até acabar.

    Beijos
    http://amantedaleiturabydrika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Roberta acabei de conhecer seu blog e gostei muito, parabéns pelo trabalho =)
    Já estou seguindo!!! Te conheci através do blog do Victor (encantos paralelos).

    Sobre sua resenha, gostei muito e claro que quero ler essa série assim que possível =)
    As capas são um brilho a mais, lindas!!!!

    Te espero no meu blog:
    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br/

    Tem uma promo bem legal rolando lá, espero que participe \o/

    ResponderExcluir
  9. As capas são tão lindas!
    Eu ainda não li nem A seleção, mas morro de vontade de ler essa série.
    Tenho certeza que vou amar!

    Beijos!
    Livros e Tsurus

    ResponderExcluir
  10. Oi, Beta! :)
    Eu não entendo porque esses dois livros ainda não conquistaram meu coração. Eu gosto das capas, gosto das sinopse, gosto do gênero... mas, falta alguma coisa para aguçar minha curiosidade de vez.
    Quando leio uma resenha igual a sua, até me empolgo, mas depois esfrio de novo. Vou procurar comprar esses livros pra ver se crio coragem para lê-los. :D
    Beijos!!!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amiga primeiramente gostaria de te parabenizar pela sua resenha, pois ficou muito boa como sempre. Gostaria eu de ter essa facilidade de escrever tão bem como você.
    Até porque eu sou nova isso e confesso que ainda não sei escrever A RESENHA sabe ?!
    Tenho tentado dar o meu melhor para pode chamar atenção dos leitores, mas eu não sei se estou conseguindo (risos)
    Enfim...Em falando nisso, acabei de postar uma resenha em meu blog.
    Espero que goste e dê sua opinião sincera, embora eu acho que tenho muito que melhorar ainda nas minhas.

    Espero de Coração que você faça muito sucesso com todas as suas resenhas, porque eu gosto de ler tudo que vc escreve =] Te adoro amiga
    Fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Beta, seu blog é simplesmente lindo! Como eu não conhecia?? Que bom que a gente se conheceu na Turnê! Você é uma fofa e seu blog também!
    Estou seguindo seu blog e curti sua fanpage!!
    beijão
    http://www.porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi! Adoro seus comentarios sobre as capas! Haha e to boba, parece eu falando ! Tambem super me irritei com a America. MUITO! Meu Deus, que vontade de colocar os braços dentro do livro e sacudir essa sem noçao pra ver se ela acordava! Aspen tambem nunca teve minha simpatia, e sim meu odio. Tambem fiquei com nojo dele. E o Maxon? Ah, meu principe antes perfeito me decepcionou. O que ser aquilo com a Celeste? Nao engoli a desculpa nao! Mas acho que foi ate bom dar uma dose de realidade ao personagem, ele era perfeito demais pra ser real!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!