A Seleção por Kiera Cass

Título: A Seleção
Autor(a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 357
ISBN: 9788565765015


Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto.
Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa.
Mas é claro que se nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma...

A Seleção é o primeiro livro distópico que li. E devo dizer que adorei!

.
Em um país que divide o povo por castas (Sendo a Casa Um dos ricos e a mais alta, e a Casta Oito a mais baixa e pertencente aos pobres), America Singer não tem grandes ambições na vida. Pertencente a Casta 5, tudo que ela quer é ter um pouquinho mais de dinheiro - o suficiente para poder casar com seu namorado, Aspen - e poder declarar ao mundo o seu amor por seu namorado, o qual tem que namorar escondido.
Quando sua mãe lhe pede para se inscrever na Seleção, America, entretanto, diz que é tremendamente impossível ela ser selecionada e afirma com todas as forças não ter interesse nenhum em ser rainha.
Mas quando Aspen, seu namorado escondido, lhe pede para se inscrever apenas por desencargo de consciência, ela sede e se candidata e então ela é selecionada.
Ao mudar-se para o palácio, America tinha a absoluta certeza de que não se adaptaria e não se interessaria pelo príncipe Maxon, assim como ele não olharia para ela duas vezes, tendo em vista que várias meninas mais bonita que ela estavam lá também.
Para seu próprio espanto, America descobre que o príncipe não é a pessoa que ela achava e se surpreende ao se pegar pensando nele e fica mais surpresa ainda ao notar o interesse dele por ela.

Eu realmente achava que esse livro era algo bobo. Comprei ele em uma promoção e o coloquei na estante, e então um belo dia, resolvi pegá-lo para ler. E bem, não o larguei até acabar.
A história me surpreendeu em todos os aspectos possíveis. A narrativa em primeira pessoa, nos transporta para a pacata e pobre vida de America Singer, nossa narradora.
Conhecemos um Estados Unidos diferente, agora ele se chama Estado Americano da China e foi invadido pela mesma durante a Quarta Guerra Mundial. O país, que é divido por Castas de Um à Oito, sendo a Um a das pessoas da Elite e a Oito dos mendigos e moribundos, descobrimos toda uma história rica, fantástica e  totalmente viciante.

America é o tipo de personagem que não tem medo de dizer o que pensa e desde o início deixa bem claro seu ponto de vista para o príncipe Maxon. Admirado pela falta de interesse dela, não apenas nele, mas na coroa, o príncipe tenta se aproximar mais de America e em vários momentos leva patadas - e chutadas -, mas ao longo da trama eles desenvolvem o que podem chamar de uma amizade, a primeira amizade ambos.

É claro que de cara ficamos apaixonados pelo príncipe e torcemos muito para a America esquecer o Aspen e se entregar ao Maxon, mas Kiera nos deixa loucos com os confusos sentimentos de America e a todo momento sentimos as dúvidas e incertezas da personagem.

A história distópica do livro não é muito bem esclarecida nesse primeiro volume, mas acredito que deva vir uma explicação melhor no segundo.

Recomendo e muito esse livro. Ele vem com a bagagem completa: humor, romance, drama, mistério e até mesmo ação!

Algo que eu gostaria de comentar antes de finalizar esta resenha é a capa.
Sim, ela é linda. Mas, gostaria de fazer uma pequena interpretação.
Na capa temos uma garota ruiva de olhos azuis, não resta duvidas de que é a America, pois além dela ser ruiva e ter olhos claros, a garota está escondendo o rosto o que retrata bastante da personagem neste primeiro volume.
Em A Seleção temos uma America que se esconde, que não quer ser descoberta ou chamar a atenção para si própria.
Mesmo sendo linda ao seu modo, ela esconde a beleza, assim como esconde sua inteligência e se esconde na Seleção, sempre na dela e observando tudo de lado.
Na minha opinião, a Editora Seguinte, fez um excelente trabalho com essa capa, com esse lado tímido e inseguro da America, retratou perfeitamente bem o primeiro volume da trilogia.




17 comentários

  1. AMEI esse livro, não vejo a hora de comprar a elite... E que bom que você também prefere Maxon... Acredita que a minha prima prefere o Aspen????? Queria matar ela quando ela falou isso hahaha, mas gosto não se discute... Parabéns pela resenha :D
    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha maninha. Ainda bem que você me indicou este livro para comprar, depois de Jogos Vorazes tenho taras por distopia e sentir que o livro tem algumas semelhanças com Jogos Vorazes. Logo, logo tbm vou lê-lo e espero, assim como você, tbm ama-lo.
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Só digo uma coisa: cuidado com a China! Vai que o socialismo de mercado cresce e daqui a pouco eles dominam o mundo? (tó de brinks XD).De verdade, estou com muita curiosidade para ler A Seleção, que já foi taxado por aí de "Jogos Vorazes com glitter azul". Não posso deixar de afirmar que odeio este tipo de taxação indiscriminada, mas me desencorajei um pouco quando soube que o foco da trama era essencialmente em um triângulo amoroso. Não sei. Vou tirar minhas próprias conclusões no momento em que lê-lo. E, a propósito, ótima resenha!

    Beijos!
    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha, Roberta. Me deu ainda MAIS vontade de ler " A Seleção".Pena que vou ter que esperar um pouco para adquirir o livro ;/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmin!
      Poxa espero que possa ler em breve!
      É realmente um excelente livro!
      Sou completamente apaixonada pelo Maxon <3
      Beijos!

      Excluir
  5. Oie amiga, tudo bem com você linda ?
    Passando aqui para conferir sua resenha e achei ÓTIMA.
    Até porque eu tenho os dois primeiros livros, mas ainda estão na minha listinha para serem lidos.
    Muita gente tá falando muito bem dessa coleção e espero que eu goste também, porque eu sou do tipo de garota que gosta de livro que prende sabe ? Do começo ao fim.
    Pelo que você escreveu ai, parece ser assim, mas vamos ver (risos)

    Outra coisa, desculpa ter sumido um pouco daqui, mas andei também numa correria essa semana que nem deu para passar em todos os blogs que eu queria, mas estou aqui agora e estou dando a minha presença com um comentário ENORMEEEEEEEEEEEEE....Não reclama em ?!! hahahaahahah

    Olha, depois passa no meu cantinho que tem novidade de livros NOVOS...MARAVILHOSOS resumindo, porque são realmente incriveis e acho que você vai gostar muito.

    Se cuida linda e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Ler esse livro já passou de vontade, agora está na necessidade!
    Amei sua resenha, parabéns!
    Passando pra te avisar que meu blog, em parceria com a autora FML Pepper e outros 3 blogs, está sorteando um KINDLE!
    Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  7. A Capa desse livro é tãão linda !
    Mas ai fui seca na historia e ela não me encantou em nada =//
    Não consegui me apegar a nenhum dos personagens centrais !
    Uma pena !
    Bjoos sua linda
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. ei Beta, estou louca para ler esse livro já faz um tempo! E como agora está chovendo resenhas de A Elite, tenho que ficar correndo, rs, para não ler spoilers, rs.
    Gostei do seu comentário sobre a capa, quando ler o livro, não conheço a personagem, mas é legal ver essa preocupação da editora, rs
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já decidi que esse livro eu só leio quando lançar o terceiro e último da trilogia, eu fico muito ansiosa, e como só vai ser lançado ano que vem, eu vou esperar até bem próximo e aí sim eu leio. Mas estou bastante curiosa.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Roberta eu senti a mesma coisa, era um livro que apesar de estar fazendo sucesso eu não acreditava muito. Surpresa! amei. Sobre a capa você tem razão, ela se esconde mesmo o rosto. Essa capa não é linda? beijos

    http://livrorosashock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. parabéns pela resenha e pelo trabalho no blog.
    quero ler esse livro agora.
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Tenho o book, capa mega fofa, mas ainda não tive tempo para ler por causa da listinha de livros para resenha RSRSrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada por essa Trilogia, ainda não tive tempo de ler A Elite, mas nas férias irei colocar em dia minha leitura.
    Adorei a resenha.
    Seguindo o blog flor. ^_^
    Resenha #93 - Inferno De Gabriel - Gabriel's Inferno - Livro 1 - Sylvain Reynard.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Beta,

    Você é incrível... daqui a pouco só estarei lendo os livros que você recomenda... porque você escreve sobre o que gosta com uma paixão que me deixa com aquele gostinho de quero mais!!!
    Ganhei A Seleção e a Elite em um sorteio, já chegou em casa... e agora o que eu faço??? Passo ele na frente na fila??? kkkk
    Beijos
    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. A capa é realmente maravilhosa né? Você tem que ler mais distopias! São meu gênero favorito! Haha A Seleção está entre meus favoritos! Realmente, a parte mais distopica mesmo ficou pra A Elite (que tambem é maravilhoso), mas isso nao o torna menos incrivel. Sou 100% Team Maxon, assim como 99% das pessoas! Haha

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Acho que não há ninguém no mundo, ame este livro quanto eu!, perfeito o blog, amei tudo, mas ja li todos. :3

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!