Como eu era antes de você por Jojo Moyes

Título: Como eu era antes de você
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 318
ISBN: 9788580573299

Ela sabe quantos passos separam sua casa do ponto de ônibus. Sabe que adoro trabalhar como atendente em um café e sabe que provavelmente não ama seu namorado, Patrick.Will Traynor, por sua vez, sabe que o acidente com a motocicleta tirou dele a vontade de viver. Ele sabe que o mundo agora parece pequeno e sem graça, e sabe exatamente como vai dar um fim a tudo isso.
O que Will não sabe é que a chegada de Lou vai trazer de volta a cor à sua vida. E nenhum deles desconfia que esse encontro irá mudar para sempre a história dos dois.
O que Lou não sabe é que está prestes a perder o emprego, e que isso a obrigará a repensar toda a sua vida.


São exatamente uma hora  da manhã e eu quase não enxergo essas palavras digitadas de tanto que minha vista está embaçada e meus olhos estão inchados.

O que dizer sobre este livro? Com certeza foi o livro que mais me emocionou e o que mais tocou não apenas o meu coração, mas a minha alma. Pode até parecer dramático falar assim, e talvez realmente seja, mas foi o que senti.

Eu já sabia que esse livro trazia um assunto delicado e totalmente diferente do que eu já li, afinal um dos personagens principais é Tetraplégico e ao contrário do que a novela de Manoel Carlos, Viver a Vida, mostrou não é nada fácil.

Com um pensamento romântico e até mesmo infantil - embora eu odeie admitir - eu fui devorando as páginas de ontem para hoje na esperança de ver aquele milagre e então o Will andar e saltitar no fim. E bom esse livro não traz o conto de fadas, mas sim a realidade desses deficientes físicos. Seus conflitos internos, o estresse mental e físico, as dificuldades que eles passam na rua por falta de estrutura para cadeirantes, entre diversas coisas.

A Lou, com certeza foi a personagem que mais se encaixou no meu perfil até agora. O medo de descobrir quem ela é, o medo do desconhecido, o conforto da mesmice, a forma como a família não a leva a sério me trouxe pensamentos bastante íntimos e enterrados há tempos na minha mente.

Mas, não se engane com o enredo dramático do livro não, dei altas gargalhadas ontem a noite no consultório da dermatologista da minha tia. A Lou é uma figura! Única, divertida, transparente e sempre disposta a ajudar os outros, ela lhe cativa a cada virada de página e por incrível que pareça, ela não lhe cansa, digo isso pois o livro narrado em primeira pessoa, pela Lou e em alguns momentos por outros personagens faz você grudar nele e não querer mais sair.

Há tempos eu estava louca para ler esse livro sem motivo aparente. Eu havia apenas lido superficialmente a sinopse, não vi nenhuma resenha, não procurei saber mais sobre o livro. Apenas o vi e senti uma necessidade absurda de ler. E eu o li em um dia e me emocionei de uma forma que nunca havia me emocionado antes.

A profundidade dos personagens, até mesmo dos mais pequenos, lhe toca o coração e faz você viver todos aqueles momentos: De angústia, tristeza, felicidade, amor, desespero. E quando você nota já está com os olhos completamente inchados, o rosto coberto por lágrimas, o nariz escorrendo igual louco e a camisa completamente molhada, bom pelo menos foi o que aconteceu comigo.

Como eu era antes de você é um livro que sempre indicarei a todos. Ele não é apenas um daqueles livros românticos que faz você pensar, é uma lição de vida, é um livro que o faz parar e refletir sobre tudo aquilo que você considera "porcaria de vida".

Entregue-se a Lou, Will, Nathan, Camilla, Steven, Josie, Katrina e se surpreenda com essa belíssima história.

14 comentários

  1. Para tudo!!! Preciso ler esse livro pra ontem... vc falz das minhas resenhas, mas o que foi isso??? Minha mãe me mata dessa vez... mais um livro... consegui sentir sua emoção nessa resenha perfeita!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É simplesmente lindo Patty!! Pura lição de vida!! Nos mostra o que é o amor de verdade! Puro, sincero, verdadeiro e NADA egoísta. Leia pra ontem MESMO!!!!

      Excluir
  2. Ouvi ótimas criticas desse livro...Quero ler tbm!!

    Parabéns pelo seu lindo cantinho....Ótimo sempre!!

    http://arteasavessas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!!
      Obrigada pelo elogio =)
      Fico feliz que goste!!!
      Leia esse livro sim!! Você vai se apaixonar pela história!!
      Beijos

      Excluir
  3. Oieee..
    Olha eu tenho o nome desta autora anotado de um outro livro dela que quero ler "A última carta de amor", ainda não comprei mas pretendo comprar..ela parece ser muito boa.
    E pelo jeito vai além né, esse livro que vc apresentou também parece ser bem interessante.

    Com certeza leria.

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!!
      Ahh leia, leia, leia, leia!!
      Ainda não li "A Última Carta de Amor", mas pretendo ler!!!
      "Como eu era antes de você" me ganhou de TODAS as formas!!!
      Beijoos!!

      Excluir
  4. Nossa!! Que O.R.G.U.L.H.O!! Não tem como não ler esse Livro... Agora! Hoje! Já! Depois, essa Resenha está TUDO!! Ótima!! VC está escrevendo muitoooooooooo bem... Parabéns!! Vou ler com CERTEZA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tia!!
      Ahh jura?? Nada me deixa mais feliz que ver que você goste da minha resenha!!
      Eu realmente fiquei muito emocionada com esse livro, acho que você notou durante o almoço hoje né??
      Beijos e obrigada por sempre me apoiar tia =)

      Excluir
  5. Hey! o/
    Conheci seu blog pela listinha do Amigo Secreto, adorei e já estou seguindo!

    Comprei este livro tem poucos dias, na promoção 5 por 50 do submarino! Depois de ler sua resenha, com certeza ele ganhará prioridade quando a caixa chegar!

    Um beijo
    escolhasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!!
      Ahhh leia sim!!!
      É lindo demais!! Eu me emociono só em lembrar!!

      Vou lá conhecer seu blog =)
      Beijooos!

      Excluir
  6. Resenha linda Poia!! Já vi que vou chorar litros lendo esse livro (do jeito que sou chorona xD)
    Mais um pra entrar pra minha lista enormemente enorme! kkkk
    Beijos =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poia!!
      Obrigada!! Minha tia disse que por eu ter escrito logo depois de terminar a leitura, a resenha ficou com o peso das minhas emoções hihihi
      Leia, leia ,leia!!!! É perfeito, e é ÓBVIO que vc vai chorar!
      Beijoo

      Excluir
  7. Emocionante, né? Senti seu coração ao falar do livro.
    Ansiosa para ler agora, apesar de saber que já vou chorar, hehe..


    Beijão.

    ResponderExcluir
  8. OMG!! Será que o desfecho é como eu imagino e não quero que seja???? Se for vou chorar!!!
    Beta leia o livro O Diário de Susana para Nicolas. É de se chorar tbm!
    Bjokas flor! Adorei a sua resenha *.*

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Seu comentário faz esta blogueira imensamente feliz!! Espero que tenha gostado do blog! Sinta-se à vontade para voltar sempre, Obrigada!